Pular para o conteúdo principal

Como são as questões sobre modal verbs?


Algumas questões de prova cobram conhecimentos de gramática. Um assunto recorrente é modality (modal verbs). Apesar de ser um tópico extenso, uma vez estudado, você não terá mais dificuldade de resolver as questões sobre isso. Só não tente traduzir ou comparar com o português. Os usos nas duas línguas são bem diferentes. Aprenda como os modals são usados (contexto) em inglês.

 

Os falantes usam os verbos modais para expressar certeza, possibilidade, vontade, obrigação, necessidade e habilidade. Os principais modal verbs são:

 

can, could, may, might, will, shall, would, should, must

 

Obs 1: Todos esses modals têm mais de um uso. Por exemplo, o must pode expressar probabilidade, necessidade, proibição.

 

Obs 2: Existem outras formas de expressar as ideias contidas nos modal verbs:

 

Substantivo: There is a possibility of snow this morning.

Adjetivo: It´s clear that the president is worried about security.

Advérbio: I am certainly proud of what I have done.

 

Um dos principais usos dos modal verbs é o de expressar possibilidade e probabilidade e por isso é bastante cobrado nas provas. Vamos explicar como os modals são usados nesses casos e depois resolver duas questões de prova.

 

1) Modals usados para expressar probabilidade: (presente e futuro)

 

Will/Won´t

 

Nós usamos o will/won´t quando temos muita certeza.

The sun will rise tomorrow.

 

Se você quiser diminuir a certeza pode colocar um advérbio:

I will possibly go to the party.

I will probably go to the party.

 

Must (mais enfático que should, o falante está quase 100% certo)

 

She didn´t eat any of the meat. She must be vegetarian. (Eu tenho certeza que essa é uma boa dedução porque eu tenho uma razão ou uma conclusão lógica para isso).

 

Obs: must not (mustn´t) indica proibição.

 

Should/Ought to

 

A dedução do falante deve estar provavelmente correta se tudo acontecer como esperado:

They left an hour ago, they should be there by now.

 

2) Modals usados para expressar possibilidade: (presente e futuro)

 

Can

 

Can é usado para falar de uma generalidade.

Prices can be high in London.

Computers can be expensive.

Can não é usado para falar de uma pessoa ou coisa em particular. Nesses casos usa-se “could”.

He could be on the bus (não can be).

 

Could, May, Might

 

Esses modals expressam que algo é possível, mas não é certo.

I might rain this afternoon. (possibilidade menor)

It may rain this afternoon. (possibilidade maior)

It could rain this afternoon (possibilidade menor que may e might, expressa uma possibilidade entre tantas outras)

 

Observação: Para falar que algo não é possível use “can” or ‘could’ (passado).

John can´t be in the Bahamas, Jane has just saw him at the office. (É impossível que John esteja nas Bahamas.) John couldn´t be in the Bahamas last week (could passado de can – É impossível que John estivesse nas Bahamas)

John may/might not be in the Bahamas. (É possível que John não esteja nas Bahamas)

 

Cesgranrio - 2006 – EPE – Técnico de Nível Superior – Área Tecnologia da Informação

 

In “Virtual communities may contribute to that end.” (line 70), the word that could replace may without changing the meaning of the sentence is:

  

   a)     will

   b)     can

   c)     must

   d)     should

   e)     need to

 

Qual a palavra que pode substituir “may”?”. O will dá a ideia de certeza, o que não é o caso do “may’. “Must” e “should” são bem próximos e não podem substituir “may”. O “can” tem a ideia de possibilidade e pode ser usado no lugar do “may” caso se refira à algo genérico. “As comunidades virtuais” (virtual communities) não diz respeito à uma comunidade específica, são todas as comunidades virtuais.  Portanto, é possível usar o can no lugar do may aqui. Need to não tem nada a ver com “may”. A resposta é a letra B.

 

Cesgranrio – 2010 – BNDES – Advogado

 

The word “might” in “you have a solution that might work” (lines 44-45) can be replaced without change in meaning by

  

   a)     must surely.

   b)    will certainly.

   c)     may probably.

   d)     can eventually.

   e)     should definetly.

 

A questão é bem tranquila. Como vimos “might” pode ser substituído por “may”. A palavra “probably” não acrescenta nada já que “may” e “might” significam “talvez”, “é provável”. Observe que o “can” não pode ser usado aqui. A solution (uma solução) é algo específico. Cuidado com palavra “eventually” que é um falso cognato, significa “finalmente” e não “eventualmente” ou “possivelmente”. A resposta é a letra C.

 

 

 

 

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como resolver questões do CESPE?

As questões do CEBRASPE pedem que você julgue as frases como certo e errado. Não tem como eliminar alternativas, então devemos ter um cuidado redobrado e ler as frases minuciosamente procurando um possível erro. Neste post, vou falar sobre os diversos tipos de erros nessas questões e ensinar algumas estratégias para melhorar seu desempenho na prova.   Quais são os tipos de erros que encontramos nas questões das provas do CESPE?   - Erro 1:   Algum elemento da frase n ã o tem nenhum fundamento no texto, n ã o se encontra no texto da prova ou extrapola o que est á sendo dito. Pode ser algo que segundo seu conhecimento prévio é verdadeiro, mas o texto não diz. Lembre-se que as inferências da prova são bem simples, são como se você praticamente reescrevesse a frase do texto de outra forma (leia o post sobre inferências). O erro pode ser ainda uma generalização de algum termo ou o contrário, ou seja, o texto se refere a algo mais específico do que a frase da qu...

Os top 10 falsos cognatos

O que são falsos cognatos?   São palavras de grafia semelhante entre duas línguas, mas que possuem significados diferentes. Neste post, fiz uma lista com algumas dessas palavras. Você vai perceber que os falsos cognatos são ótimas pegadinhas de prova. Eles podem aparecer tanto no texto quanto nas opções de resposta e levá-lo a perder pontos na prova porque o significado errado de uma palavra pode mudar por completo o seu entendimento do texto.   Aqui fiz uma seleção de 10 falsos cognatos com grandes chances de cair na prova. Você pode estudá-los da seguinte forma:   1- Escreva a palavra que você quer aprender na parte da frente de um cartão.   2- Atrás do cartão escreva a tradução, ou os sinônimos, ou a definição, ou ainda escreva uma frase omitindo a palavra que você quer aprender. Faça vários cartões. É melhor escrever uma definição com suas próprias palavras. Da mesma forma, escreva exemplos seus, não copie frases prontas.   3- Você pode...

Como resolver questões de inferência?

Para responder uma questão sobre inferência, você tem que entender primeiro o que isso significa. A inferência é uma dedução feita com base em informações ou em um raciocínio que usa dados disponíveis para chegar a uma conclusão. Quando você infere algo de um texto, você interpreta as informações explícitas e implícitas e, assim, entende as ideias do texto. O cuidado que você deve ter é o de não extrapolar o que está escrito no texto, suas conclusões são baseadas nas informações que o texto te fornece. Não é nada da sua cabeça, a resposta está no texto. Portanto, para responder uma questão de inferência, sempre volte ao texto. As inferências são deduções simples, não tem nada de mirabolante.   Vamos entender melhor o que eu estou dizendo com um exemplo de prova. Esta prova é de oficial de chancelaria de 2006: Não vou transcrever o texto todo, só a parte que interessa para resolver a questão.   Brazil's foreign policy: ___TITLE___ Brazil is bidding for big-power s...