O seu vocabulário de inglês deve ser bem amplo para que você consiga responder bem as questões de compreensão de texto. Alguns pesquisadores dizem que é necessário conhecer algo como 96% das palavras de um texto para interpretá-lo com confiança. Por isso, vou passar aqui algumas sugestões sobre como você pode melhorar o seu vocabulário e demonstrar algumas estratégias de leitura que ajudarão você a lidar com as palavras desconhecidas no texto.
Você provavelmente deve encontrar algumas palavras desconhecidas na sua prova. Se essa palavra não atrapalhar a compreensão do texto e impedir que você resolva a questão, siga em frente. Não perca tempo tentando descobrir o que ela significa. Este post complementa o anterior sobre como resolver questões de vocabulário e explica como o contexto pode nos ajudar a revelar o significado de uma palavra.
O contexto pode dar dicas sobre o significado de uma palavra da seguinte maneira:
1) A palavra pode ser explicada na frase em que se encontra ou nas frases seguintes. Volte a sua atenção às informações que vem entre vírgulas ou travessões, ou palavras como “which”, “that is”, “or”.
Lucas was known as thorough, with meticulous behavior to the point of obsession.
2) Os exemplos também ajudam a entender o significado das palavras (indicam exemplos: “such as”, “including”, “consists of”, etc).
Many people waver in their decisions. For example, Alex can not make up his mind on which flavor ice cream he wants to get.
3) Algumas palavras podem ajudar a determinar o significado de uma palavra anterior.
- palavras que indicam contraste: “but”, “however”, “although”, “while”, “on the other hand”, etc.)
One of my friends crumbled to the temptation of a second donut, while the others resisted.
- palavras que indicam comparações: “like”, “unlike”, “but”, “not”, “similar to”, “in the same way”
The floodwaters engulfed the hill in the same way a frog swallows a fly.
- palavras que indicam causa/efeito: “because”, “so that”, “in order to”
We have to estimate how many people are coming because we are not sure of the exact number.
4) Identificar o tom da frase e das frases que a cercam pode ajudar a determinar o sentido de uma palavra.
The lugubrious cries of the child matched the depressing whistling of the wind in the lonely park.
Quais são os passos que você deve seguir?
- Avalie se a palavra ou expressão está impedindo que você entenda o texto. Se não, siga em frente e não se preocupe.
- Entenda o que parágrafo e as frases ao redor dizem. Qual é a ideia principal desse parágrafo?
- Determine quais palavras chaves estão ligadas à palavra que você quer saber. Use as “context clues” para advinhar o significado da palavra.
- Informações sobre a classe gramatical, prefixos e sufixos da palavra também são muito úteis.
CESPE - Oficial de Inteligência/Área 1/2018
Text
Western intelligence agencies used to inhabit a parallel world where spy battled spy. Their trade was stealing or guarding secrets. Their masters were the men and women in government. Today the intelligence services are part of everyone’s world. Their main task has been to protect society from terrorists and criminals. They are increasingly held to account in the press, parliaments and courts.
The intelligence revolution is partly the result of new technology. As recently as 1999, on becoming director of the American National Security Agency (NSA), Michael Hayden asked to send an e-mail to all staff. He was told: “We can’t actually do that.” The organization used computers to break codes rather than to surf the web as everyone else did. The NSA’s new facility in Utah, the first of several, now stores exabytes of data drawn from everyday communications. At Britain’s GCHQ, most code-breaking was done on paper until well into the 1980s.
The revolution has brought spying closer to ordinary people. After the attacks on America on September 11th, 2001, counter-terrorism and counter-insurgency became the focus for the American intelligence agencies. Almost two-thirds of today’s intelligence personnel have been hired since 9/11. As the world has moved online, so the spooks have become involved in monitoring organized crime and paedophiles as well as terrorists.
In a not very remote past, spies sent coded messages using short-wave radios and dead letter boxes. Now the communications of the spooks’ new targets are mixed in with everyone else’s, shuttling between computers and smartphones that are identical to those on your desk and in your pocket. Counter-terrorism, in particular, is pre-emptive. Hence the security services have had to act as hunters of conspiracies rather than gatherers of evidence.
Western intelligence — Shaken and stirred.
In: The Economist, 12/11/2016 (adapted).
Based on text, judge the following item.
The idea expressed in “Counter-terrorism (…) is pre-emptive” can be also found in the following proverb: It is better to prevent than to cure. ( ) Certo ( ) Errado
A questão pede para que você compreenda as ideias do trecho em vermelho e avalie se está de acordo com o provérbio “É melhor prevenir do que remediar”. Imagine que você desconhece o significado de algumas palavras (em verde)
Quais as ideias principais do texto?
- O texto diz que a tecnologia aproximou as pessoas dos espiões. A palavra “ordinary” é um falso cognato, não significa “ordinária”. Pela frase, entendemos que quem não é espião é ordinary people. The Revolution has brought spying closer to ordinary people. Não existe mais tanta diferença entre o espião e as pessoas comuns quanto ao uso de tecnologia.
-A contra-inteligência é o principal papel da agência de inteligência atualmente. Isso se deu principalmente após os ataques terroristas de 11 de setembro. Veja que a definição do que é counter-terrorism e conter-insurgence se encontra mais adiante: "the spooks have become involved in monitoring organized crime and paedophiles as well as terrorists.” Você também pode perceber que “spooks” é o mesmo que “spies”.
- Todos temos acesso as mesmas tecnologias. Para entender a palavra “targets” reflita sobre a definição de counter-terrorism e counter-insurgence. Os espiões monitoram o crime organizado, os pedófilos e terroristas. Monitorar é uma ação preventiva e os “targets” são aqueles que são monitorados ou aqueles sobre os quais os espiões buscam informações.
A última frase resume a ideia principal. “Hence the security services have had to act as hunters of conspiracies rather than gatherers of evidence.” Portanto, os serviços de segurança tiveram que atuar como caçadores de conspirações em vez de (rather) coletores de provas. Como tem uma oposição, você tem como advinhar facilmente o significado de “gatherers”.
Devido ao contexto geral do parágrafo, você pode pensar que a palavra “pre-emptive” deve estar ligada à ideia de prevenção.
A resposta da questão é CERTO.
Dicas para aumentar seu vocabulário por conta própria:
- Não memorize listas de vocabulário apenas com sua tradução.
Não acho que essa seja a maneira mais eficaz de aprender palavras novas. As palavras devem ser estudadas dentro de um contexto e você deve conhecer mais do que apenas a tradução. Vou explicar como proceder:
1- Leia um texto (ou parte de um texto) que seja relevante para sua prova (dentro da sua área de estudos). Verifique de onde os examinadores retiraram os textos das provas anteriores.
2- Sublinhe as palavras desconhecidas. Escolha algo como 5 a 7 palavras de maior relevância (que se repetem, ou cujos significados são imprescindíveis para a interpretação do texto). Vá até o Merriam Webster Learner´s online (gratuito), procure pelas palavras que você selecionou e veja qual o significado que se encaixa no texto. Faça uma lista. Anote o significado da palavra em português, em inglês, procure por sinônimos na internet (muito importante: as opções de resposta da prova usam sinônimos de palavras do texto), prefixos, sufixos, classe gramatical, uso mais comum. Escreva uma frase sua que demonstre bem o significado dessa palavra. Que tal conhecer o app Quizlet (gratuito) e fazer essa lista lá?
3- Leia um texto por dia. Se encontrar as palavras da sua lista, estude-as. Alguma não fez sentido na frase? Volte ao dicionário. A palavra está sendo usada com outro sentido, tem um sufixo, uma classe gramatical diferente? Anote na sua lista. Faça uma nova frase. Vale, de vez em quando, reler os textos já estudados tentando lembrar o significado das palavras sublinhadas.
4- Faça periodicamente (pelo menos de 15 em 15 dias) uma revisão das suas listas no quizlet (procure usar o “test”, não leia suas flashcards, forçe a sua memória).
5- Acrescente as suas listas de 5 a 7 palavras novas por semana.
6- Pode ser um pouco frustrante ler um texto muito difícil (com muitas palavras desconhecidas). Selecione textos adequados ou um pouco acima do seu nível. O site breakingnewsenglish.com traz textos agrupados por nível de leitura.
Comentários
Postar um comentário