Pular para o conteúdo principal

Como os pronomes caem na prova?




Há várias questões de prova sobre pronomes, mais precisamente, você tem que achar os substantivos a que eles se referem. Essas questões não são muito difíceis e com um pouco de prática é possível acertá-las com facilidade. Os pronomes são usados para se referirem à pessoas, objetos e ideias que já foram mencionados no texto (mais comum) ou que ainda serão mencionados. O uso de pronomes evita que palavras e até mesmo frases inteiras sejam repetidas no texto. Assim, a redação se torna mais fluida e mais coesa.

 

Por exemplo:

Anna went to the drugstore. She bought some shampoo. (She se refere à Anna).

Perceba que o pronome concorda em pessoa, número e gênero com o antecedente (“Anna” e “She” - 3ª pessoa do singular do gênero feminino)

O candidato pode encontrar dificuldade em entender a frase que contém o antecedente por ela estar com a ordem invertida ou ser complexa (com duas ou mais orações). Nesse caso, vale ler as opções de resposta e substituí-las no lugar do pronome a fim de identificar a resposta que mais faz sentido na frase.

Os pronomes mais cobrados são os personal pronouns e os demonstrative pronouns. Vale relembrar quais são:

 

 Personal Pronouns (1ª,2ª, 3ª pessoas, singular e plural)

 

Subject Pronouns: I, You, He, She, It, You, We, They (sujeitos da frase)

 

Object Pronouns: Me, You, Him, Her, It, You, Us, Them (objetos da frase)



Possessive Pronouns: My, Your, His, Her, Its, Your, Our, Their (indicam posse)



*Absolute Possessive: Mine, Yours, His, Hers, Its, Yours, Theirs (indicam posse)


* Mesmo significado do possessive pronouns. Porém, não são seguidos de substantivo.

Which car keys did you take? I took her car keys. (Eu peguei as chaves do carro dela.)

Which car Keys did you take? I took hers. (Eu peguei as chaves do carro dela.)

 

 

Demonstrative Pronouns (usados para mostrar, indicar ou apontar algum lugar, pessoa ou coisa).

  •    This, These (este, estes)
  •    That, Those (esse, esses, aquele, aqueles)

Vamos analisar as frases:

 

1- Marcos decided to cook some dinner. Instead of asking his mom for help, he decided to do it all by himself.


His mom = a mãe de Marcos

He = Marcos

Himself= ele mesmo (Reflexive Pronoun)

 

2- Mary told her friends: You have good cars. But hers is better than yours.”


Her friends = amigos de Mary

You = vocês (amigos de Mary)

Hers= o carro dela (amiga de Mary)

Yours= seu (singular), de vocês (plural). Não dá para saber com quantos amigos ela está falando. Yours serve tanto para singular como plural.

 

3- The wild flowers covered the meadow. Those were the prettiest flowers I had ever seen!


Those = essas (wild flowers). Coisas já mencionadas anteriormente.

 

4- Jessie stared at the beautiful bird that was standing in her garden. Look at this!” she exclaimed.


Her garden= jardim de Jessie

This= isto (beautiful bird). Se refere a uma coisa no singular que está próxima ao falante. Raramente os pronomes demonstrativos são usados para substituir pessoas.

She = Jessie

 

5- John is sick. I saw him this week.


Him= John

 

6- Teachers should evaluate their students.

Their= os alunos das professoras

 

7- Let´s write about this: Brazil´s new president.


This = isto (Brazil´s new president).

 

 

 

Vamos prosseguir para a resolução da questão da prova.

 

 Prova do BNDES - profissional básico – formação de administração - 2013

(somente o último parágrafo)


Coworking: Sharing How We Work

Genevieve De Guzman

Available at: <http://workawesome.com/productivity/coworking/>.

Retrieved on: 21 Oct. 2011. Adapted.

 

Unexpected insights emerge from the group dynamic. If increasing interaction among different peer groups within a single company could lead to promising results, imagine the possibilities for solopreneurs, small businesses, and indie workers —if only they could reach similar levels of peer access as those experienced by their bigger counterparts. It is this potential that coworking tries to capture for its members.

 

In the fragment “as those experienced by their bigger counterparts (line 92) the pronoun those refers to

 

(A) results

(B) possibilities

(C) solopreneurs

(D) levels

(E) counterparts

 

 

Para descobrirmos a qual palavra ‘those’ se refere, precisamos entender a frase em questão e ver se já achamos um antecedente ali. Perceba que ‘those’ é plural e seu antecedente é uma coisa e no plural. Já podemos eliminar as opções (C) e (D) por serem pessoas. Se você conseguir entender bem a frase em cinza, perceberá que those se refere à levels of peer access. Caso contrário, substitua those pelas alternativas de resposta. Faça a pergunta: o que foi experimentado pelas contrapartes (empresas maiores) (possibilities) possibilidades, (results) resultados?  O texto fala sobre as possibilidades e os resultados para os empreendedores individuais (solopreneurs), os pequenos negócios (small businesses) e os freelancers (indie workers) Os bigger counterparts (empresas maiores) experimentaram bons níveis de interação entre colegas. Assim, você verá que a resposta é a letra D.

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como resolver questões do CESPE?

As questões do CEBRASPE pedem que você julgue as frases como certo e errado. Não tem como eliminar alternativas, então devemos ter um cuidado redobrado e ler as frases minuciosamente procurando um possível erro. Neste post, vou falar sobre os diversos tipos de erros nessas questões e ensinar algumas estratégias para melhorar seu desempenho na prova.   Quais são os tipos de erros que encontramos nas questões das provas do CESPE?   - Erro 1:   Algum elemento da frase n ã o tem nenhum fundamento no texto, n ã o se encontra no texto da prova ou extrapola o que est á sendo dito. Pode ser algo que segundo seu conhecimento prévio é verdadeiro, mas o texto não diz. Lembre-se que as inferências da prova são bem simples, são como se você praticamente reescrevesse a frase do texto de outra forma (leia o post sobre inferências). O erro pode ser ainda uma generalização de algum termo ou o contrário, ou seja, o texto se refere a algo mais específico do que a frase da qu...

Os top 10 falsos cognatos

O que são falsos cognatos?   São palavras de grafia semelhante entre duas línguas, mas que possuem significados diferentes. Neste post, fiz uma lista com algumas dessas palavras. Você vai perceber que os falsos cognatos são ótimas pegadinhas de prova. Eles podem aparecer tanto no texto quanto nas opções de resposta e levá-lo a perder pontos na prova porque o significado errado de uma palavra pode mudar por completo o seu entendimento do texto.   Aqui fiz uma seleção de 10 falsos cognatos com grandes chances de cair na prova. Você pode estudá-los da seguinte forma:   1- Escreva a palavra que você quer aprender na parte da frente de um cartão.   2- Atrás do cartão escreva a tradução, ou os sinônimos, ou a definição, ou ainda escreva uma frase omitindo a palavra que você quer aprender. Faça vários cartões. É melhor escrever uma definição com suas próprias palavras. Da mesma forma, escreva exemplos seus, não copie frases prontas.   3- Você pode...

Como responder questões sobre os argumentos do autor?

Há perguntas na prova que são mais abrangentes, que pedem para você entender a argumentação do autor. Não se trata apenas de descobrir a ideia principal do texto. Você tem que entender o posicionamento do autor e os seus argumentos. Essas questões demandam um pouco mais de tempo para resolver. Basicamente, você tem que resumir o texto. A melhor forma de resolvê-las é parafrasear os parágrafos do texto, retirando as ideias principais de cada um. Você identifica a ideia principal de cada parágrafo e a explica com suas palavras. Depois faz anotações simples para não esquecê-las. No final, você vai ter uma lista de todos os pontos principais do autor.   Cesgranrio – Analista do Banco Central do Brasil/Área 1/2009 Texto 1 Freedom of IMFormation By Reza Moghadam Posted on September 17, 2009 by iMFdirect   With the global financial crisis, the world is increasingly looking to the International Monetary Fund—not just for financing but as the global institution ch...